Veja neste artigo como um escritório de contabilidade para franquias pode ajudar o empreendedor a crescer e economizar nos impostos.

Você administra seu próprio negócio, sem o risco associado a começar do zero e ter que aprender cada aspecto da empresa operando da maneira mais difícil.

Quem empreende com segurança, deve saber que a contabilidade para franquias será mais uma aliada na busca pelo sucesso. Por isso, é interessante conhecer os serviços que um escritório de contabilidade Digital para PMEs oferece.

O que um escritório de contabilidade para Franquias faz?

Abertura do eCommerce

O escritório deve contar com um setor responsável por realizar todo o processo de abertura da empresa, ou seja, desde a emissão no CNPJ até a solicitação do alvará de funcionamento.

Atendimento

É fundamental que o contador possa oferecer um atendimento rápido e que seja capaz de explicar didaticamente para o cliente todas as informações técnicas com simplicidade.

Os canais de atendimento também devem ser simplificados, ou seja, o profissional deve conseguir falar com seu contador por meio de e-mail, WhatsApp etc.

Emissão de nota

O escritório ainda deve oferecer uma assessoria de qualidade sobre a emissão de notas fiscais. O contador deverá orientar seu cliente sobre qual é a melhor nota, valores, impostos etc.

Assessoria tributária

Um bom contador sabe que uma assessoria tributária permite que o cliente possa reduzir o pagamento de impostos de forma legal. Sendo assim, ele oferece um serviço de excelência, o que permite ao empreendedor ter sua franquia atuando de forma legal e ainda reduzir o pagamento de impostos desnecessários.

Consultoria financeira

Poucas pessoas sabem, mas um contador também pode realizar uma consultoria financeira estratégica. O serviço é fundamental para que o negócio possa prosperar.

Assessoria trabalhista

Um contador de qualidade ainda é capaz de oferecer uma assessoria e consultoria trabalhista que ajude o empreendedor a compreender o eSocial.

Por que a contabilidade para Franquias é importante?

As franquias, geralmente, têm necessidades contábeis especiais e, em alguns aspectos, não podem ser tratadas da mesma forma que outras empresas. Por exemplo, uma necessidade da franquia são os requisitos específicos de relatórios de receita.

Vamos explicar…

No sistema de franquia temos o franqueador e um franqueado. O primeiro é pessoa ou empresa que possui os direitos, marcas comerciais e licenças de uma marca, produto ou negócio.

Somente o franqueador tem o poder de conceder uma licença a terceiros para realizar negócios usando seus produtos, serviços, marca etc. Diante disso, ele tem direitos relativos aos locais da franquia e gerenciam o quadro geral da marca. Todavia, o franqueador conta com proprietários individuais para operar e aumentar cada local.

Já o franqueado é a empresa ou pessoa que tem o direito de uso com a licença em seu esforço para realizar negócios conforme permitido pelo Franqueador. A licença geralmente inclui um território protegido que não pode ser invadido por outro franqueado.

Por esse privilégio, o franqueado paga ao franqueador uma taxa de franquia ou “Royalty e, normalmente, também taxas de publicidade.

Existem certas diretrizes definidas pelo franqueador que os franqueados devem seguir. Além disso, existem avaliações ou descontos especiais concedidos que podem adicionar ou subtrair as vendas de primeira linha e afetar significativamente as vendas brutas na demonstração de resultados.

Eles precisam ser capturados e relatados adequadamente, por motivos de conformidade da franquia e da Receita Federal, mas também para refletir com precisão os dados de Vendas e Despesas para fins de avaliação.

Em relação ao Balanço, na compra de uma empresa, o Investimento Inicial, os empréstimos e outros ativos e passivos precisam ser listados e categorizados adequadamente, para que o novo proprietário faça pleno uso desses itens como deduções fiscais no final do ano.

Contrate um escritório de contabilidade para sua franquia

Diante de tudo isso, o escritório de contabilidade Digital para PMEs que oferece serviço de contabilidade para franquias é fundamental. Isso porque os profissionais serão especializados nas leis que envolvem as franquias e poderão cuidar da saúde financeira dos negócios.

Chegou até aqui e ficou interessado no serviço? Entre em contato com o nosso escritório. Teremos o maior prazer em esclarecer suas dúvidas sobre o serviço.

Compartilhe!